Pedro Tavares Madeira
Pedro Tavares Madeira nasceu em Coimbra e foi nesta cidade que viveu quase toda a sua vida.
Estudou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra durante três anos, tendo interrompido os estudos para ir prestar o serviço militar obrigatório, que incluiu uma comissão em Moçambique durante a Guerra Colonial. Terminado o serviço militar, voltou a uma Coimbra que encontrou muito diferente da que tinha deixado cerca de cinco anos antes. Pediu transferência para a Faculdade de Letras da mesma Universidade, onde se licenciou em História.
Mais tarde, dedicou alguns anos da sua vida ao ensino, lecionando a disciplina de História.
Apaixonado desde sempre pelas artes e pelas letras, dedicou-se muito cedo ao desenho, à pintura e, mais tarde, à modelação em barro, no qual encontrou a sua matéria-prima favorita, pois será através do barro que consegue elaborar caricaturas de tipos sociais da cidade, quer do quotidiano, quer de um passado, pontificando profissões desaparecidas ou em vias de extinção.
Durante os anos oitenta do século XX, dedicou-se ao “cartoon”, à ilustração e à escrita, colaborando ativamente em vários jornais e revistas, com crónicas e memórias ilustradas com os seus próprios desenhos.
Publicou os livros "Memórias de Antanho – Coimbra de Outrora", "Deixa o Passado Ficar Onde Está (De Coimbra ao Conguere)", "Vila Ermelinda" e "Sonhos e Desabafos", o seu primeiro livro de poesia.