Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque
Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque nasceu em 1940 e reside em São Pedro da Cova.
Trabalhou na TAP, onde foi coordenador da sua Comissão de Trabalhadores/Porto, e promotor de eventos culturais e recreativos.
Depois de reformado, em 1995, e após, o Jornal de Notícias ter publicado, em 1994, o seu primeiro poema, o “Europa”, continuou a colaborar na imprensa nacional e local, com centenas de poemas e textos já publicados.
Depois de ter começado a participar em diversas tertúlias poéticas, viu seus poemas integrados em trinta e seis coletâneas.
Foi presidente de duas coletividades e membro duma Assembleia de Freguesia.
A partir de 2014, iniciou a sua participação no movimento poético Poetry Slam, em Portugal, participando em muitas sessões, saindo vencedor de algumas edições. Em 2015, representou a cidade de Braga, ficando Vice- Campeão no 2.º Festival de Portugal Slam, entre 10 concorrentes.
Em 2016, promoveu a prática de Poetry Slam na escola EB2/3 Júlio Dinis, em Gondomar.
Com mais de três mil poemas, de sua autoria, eis que surgiu o momento deste seu “Bai-me à Loja”, com poemas e pensamentos, esperando ver a luz do olhar dos leitores, lembrando que um poeta é, apenas, um anão, perante a grandeza da poesia, e que o leitor de um livro de poesia é, sempre, um bom poema.